cigef logoA Universidade de Cabo Verde, através do seu Departamento de Ciências Sociais e Humanas (DSCH), realiza o IV seminário subordinado ao lema “Famílias e Migrações: estudo comparativo de dinâmicas de emigração para a Europa e os EUA”, no âmbito do Projeto Família e Migrações, inserido nas atividades do Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais (LPCS). O seminário terá lugar nos dias 10, 11, 12 e 14 de novembro, no Edifício da Escola Grande, no Plateau, cidade da Praia.

O Seminário será o momento de apresentação pública e discussão dos projetos e resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto LPCS, bem como de intercâmbio de conhecimentos entre especialistas que se interessam pela pesquisa nas áreas de género e dinâmicas familiares, envolvendo importantes centros de pesquisa, e por conseguinte, possibilitar uma conexão entre uma agenda endógena de pesquisa com produções internacionais e a constituição de equipas de pesquisa internacionais.

A agenda do encontro abordará seis sessões à volta do tema central:

  • Apresentação e discussão dos dados de terreno: Emigração para Portugal;
  • Apresentação e Discussão dos dados de terreno: Emigração para França;
  • Apresentação e discussão dos dados de terreno: Emigração para Itália;
  • Discussão global: Análise e discussão dos dados de terreno numa perspetiva comparativa;
  • Comunicação Pierre-Joseph Laurent: Capital migratório: emigração do Fogo para os EUA;
  • Discussão comprativa dos dados do terreno e programação dos próximos passos;

O LPCS tem a missão de contribuir, através de estudos e pesquisas na área de Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política), num diálogo com outras áreas afins, para a promoção e divulgação da investigação científica.

O seminário conta com a presença de especialistas cabo-verdianos e outros oriundos de Luxemburgo e de Portugal, da área do género e família e experiência da masculinidade, género e migrações, género e violência, e género e desenvolvimento.

Pin It