quimica2

Página do Congresso  

 montagem quimica

 O 1º Congresso Internacional da Química, sob o lema “A Sociedade e o Desenvolvimento Sustentável: o Papel da Química”, estreou-se em Cabo Verde, na Uni-CV e reuniu uma média diária de cerca de 80 participantes, no que se revelou um sucesso da organização, na divulgação do conhecimento e da investigação e na concretização dos objetivos propostos para este evento, que decorreu de 12 a 14 de novembro, no auditório do Campus do Palmarejo, na cidade da Praia.

A Sessão Solene da Abertura, que aconteceu no dia 12, contou com a presença da Reitora da Uni-CV, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento, do Presidente do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCT), Mestre Jorge Tavares e do Senhor Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, Doutor António Correia e Silva.

Durante os três dias do evento, foram proferidas mais de trinta comunicações, distribuídas em seis painéis, que resultaram de pesquisa realizada por investigadores de vários países, nomeadamente, Cabo Verde, Brasil, Moçambique e Itália.

A conferência de abertura foi realizada pelo Senhor Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação que afirmou ser esse um dia histórico porque Cabo Verde ia realizar o 1º Congresso Internacional da Química:

“Este Congresso Internacional de Química é histórico e hoje é um dia histórico porque é o 1º Congresso de Química no País, isto significa que o campo científico está-se a diferenciar e a complexificar, porque não era possível realizar este Congresso há 5 anos atrás, porque não tínhamos um número suficiente de docentes com formação avançada e com pós-graduação e investigação consolidada nesta matéria. Portanto, para chegarmos aqui era preciso muita sementeira. Este é o momento que revela que os frutos estão maduros para se ter um Congresso cabo-verdiano de Química que é, ao mesmo tempo, um Congresso Internacional”, apontou  Doutor António Correia e Silva.

O Ministro ainda sublinhou que no prazo de um ano a Universidade de Cabo Verde contará com mais 5 doutores na área da Química.

“Dentro de um ano a Universidade terá mais 5 doutores em Química! Já temos alguns, vamos ter muito mais, isto significa um enorme ganho, mas também significa que a partir daqui podemos melhorar o nosso ensino e lançar as bases da investigação em Química. Como sabem a Química está presente em quase tudo, na agricultura, na preservação ambiental, no estudo da engenharia alimentar, dos alimentos. Portanto, isto é fundamental”, acrescentou.

António Correia e Silva terminou dizendo que o governo, a Universidade de Cabo Verde e a Associação de Química têm de mobilizar os jovens e criar espaços onde a Química é ensinada de forma sedutora. Ainda sublinhou que é preciso criar grupos de divulgação científica e que estes docentes da Universidade devem ir aos liceus, dar conferências e participar em programas na comunicação social.  

QUIMICA FOTO 

A Reitora da Uni-CV disse que este Congresso é muito importante para a Uni-CV, uma vez que nos últimos anos a Uni-CV tem tido pouca adesão à área da Química:

“Este 1º Congresso Internacional da Química é muito importante porque estamos a notar nos últimos 10 anos alguma dificuldade em convencer os potenciais candidatos ao ensino superior cabo-verdiano para a sua inscrição na área da Química, temos muita dificuldade em abrirmos anualmente o curso de Química. Entretanto, a nível do ensino secundário há uma grande necessidade de professores de Química e isso é um grande paradoxo”, sublinhou a Professora Doutora Judite Medina do Nascimento.

"Para Universidade de Cabo Verde é uma grande oportunidade de tirarmos algumas dúvidas que temos à volta da importância da química e do papel da química no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável. Penso que temos noção do papel e queremos saber o que nós, enquanto docentes e investigadores da Universidade de Cabo Verde, poderemos fazer para participamos nestas jornadas rumo ao desenvolvimento sustentável do nosso País e na realização de estudos, com apoios dos nossos parceiros internacionais, na realização de estudos que permitem resolver problemas concretos da nossa realidade", acrescentou.

A presidente da comissão organizadora, Professora Doutora Sandra Freire, disse que o principal objetivo deste evento é formar um espaço de reflexão e apresentação dos trabalhos feitos, pelos investigadores nacionais e internacionais, com o objetivo de conhecer os principais desafios e delinear os caminhos de investigação na área da Química.

O encerramento foi realizado pela presidente da comissão organizadora do congresso e pelo Vice-Reitor para as Relações Internacionais e Cooperação, Professor Doutor António Lobo de Pina, em que ambos expressaram os agradecimentos aos parceiros, docentes, conferencistas nacionais e internacionais, que contribuíram decisivamente para o sucesso deste 1º Congresso Internacional da Química na Uni-CV.

 

Uni-CV realiza 1º Congresso Internacional da Química

A Universidade de Cabo Verde, através do seu Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), realiza o 1º Congresso Internacional da Química sob o lema “A sociedade e o desenvolvimento sustentável: o papel da Química”, nos dias de 12 a 14 de novembro, no Campus do Palmarejo, na cidade da Praia.

O evento abordará diversas linhas temáticas em torno do lema do 1º Congresso Internacional da Química, com uma distribuição de seis painéis: i) Química dos Produtos Naturais/Alimentares; ii) Ensino da Química; iii) Química dos Materiais; iv) Química Forense; v) Química Ambiental/Atmosférica; e vi) Bioquímica/Biotecnologia/Áreas afins.

O dia 12 será dedicado a conferências e sessões plenárias, com destaque para a sessão solene de abertura na qual estarão presentes o Presidente do Conselho Diretivo do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCT), Mestre Jorge Tavares, a Reitora da Universidade de Cabo Verde, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento e o Senhor Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, Doutor António Correia e Silva.

O dia 13 será destinado às conferências e sessões plenárias de apresentações temáticas. O dia 14 será dedicado ao simpósio sob o lema “ As novas Regras de Nomenclatura em Química Inorgânica e Orgânica”.

O conhecimento em Química é aplicado nos mais variados domínios fundamentais do desenvolvimento, nomeadamente a nível industrial, agrícola, e ambiental. Neste sentido, os eventos científicos revestem-se de grande importância na promoção do desenvolvimento da sociedade e as instituições do ensino superior desempenham um papel relevante neste processo.

O evento foi concebido com o objetivo de promover os trabalhos científicos realizados pelos professores e pesquisadores da área do Ensino da Química, Engenharia Química e áreas afins, de universidades nacionais e internacionais, a fim de criar espaços de discussão e consolidar grupos regionais que possam contribuir para o fortalecimento da investigação aplicada e do desenvolvimento do ensino na área da Química em Cabo Verde.

Programa em pdf

cartaz congresso quimica copy 1

 

Pin It