INAUGURACAO DA EXPOSICAO

A Universidade de Cabo Verde, através do seu Instituto de Língua Francesa (ILF), inaugurou a exposição fotográfica “Cap-Vert, Voyage au Coeur de la Sôdade” do fotógrafo francês, Jean-Marc Cotta, na sexta-feira, 6 de novembro, na sala de exposições da Uni-CV, Edifício da Escola Grande, no Plateau, cidade da Praia.

O objetivo principal desta exposição fotográfica é dar a conhecer à sociedade cabo-verdiana o novo livro do fotógrafo que aborda Cabo Verde.

“Para nos é sempre um prazer e uma honra ter este fotógrafo aqui, que nos presenteou com belíssimas fotografias a preto de branco que retratam a nossa terra, as paisagens, as pessoas, a cultura, a música, a gastronomia, um pouco de tudo sobre Cabo Verde”, afirmou a Pró-Reitora para a Pós-Graduação e Investigação, Doutora Sónia Silva Victoria.

“Estas fotografias, a preto e branco - que foram retiradas do meu livro homónimo, que recebeu o prémio Beaux Livres no salão internacional do livro insular de Ouessant, França, em agosto de 2014 - falam sobre a Sôdade, algumas retratam rostos um pouco tristes e outras retratam a alegria, mas no fundo revelam o sentimento da Sôdade”, sublinhou o fotógrafo francês.

“É o primeiro evento cultural deste ano académico e temos um prazer enorme de acolher esta exposição “Cap-Vert, Voyage au Coeur de la Sôdade”, que tem um olhar especial sobre Cabo Verde”, apontou Evelyne Ayi, responsável pedagógica do ILF.

É a primeira vez que o fotógrafo expõe na cidade da Praia, apresentando imagens de todas as ilhas de Cabo Verde, tiradas há 3 anos atrás. A exposição está aberta ao público, de 4 a 26 de novembro, na sala de exposições da Uni-CV, na Escola Grande, Plateau.  

No ato da inauguração estiveram presentes a Pró-Reitora para a Pós-Graduação e Investigação da Uni-CV, a Responsável Pedagógica do ILF, o fotógrafo francês, o Senhor Embaixador de França em Cabo Verde e docentes, estudantes e convidados.

 

 Exposição fotográfica “Cap-Vert, Voyage au Coeur de la Sôdade” realizada 6 de novembro

A Universidade de Cabo Verde, através do seu Instituto de Língua Francesa (ILF), inaugura a exposição fotográfica “Cap-Vert, Voyage au Coeur de la Sôdade” do fotógrafo francês, Jean-Marc Cotta, na sexta-feira, 6 de novembro, às 17h:30, na sala de exposições da Uni-CV, Edifício da Escola Grande, no Plateau, cidade da Praia.

As imagens são fruto de um trabalho paciente e um conhecimento profundo de lugares e pessoas. O fotógrafo francês tem 21 anos de experiência, já trabalhou, no âmbito da Educação Ambiental, para grandes operadores, como Passeios de La Balaguère, Adventure Land, Fóruns, Homens e Montanhas, já viajou para todos os continentes e lugares incomuns, como a Albânia, a Guiné-Bissau, a Etiópia, as Filipinas e, claro, nos Pirenéus onde continua a explorar.

A exposição está disponível para o público, de 4 a 26 de novembro, na sala de exposições da Uni-CV. As imagens foram tiradas do seu livro homónimo, prémio do Beaux livres no salão internacional do livro insular de Ouessant, França, em agosto de 2014.

No ato da inauguração estarão presentes a Reitora da Uni-CV, a Equipa Reitoral, o fotógrafo francês Jean-Marc Cotta, o Senhor Embaixador de França em Cabo Verde e o Senhor Embaixador do Brasil em Cabo Verde.

ILF SITE CO

Pin It