se1

 A Universidade de Cabo Verde, através da sua Associação Académica de Estudantes (ACAD Uni-CV) e dos Serviços de Ação Social (SAS Uni-CV) promoveram, de 5 a 10 de outubro, diversas atividades com vista ao acolhimento e  integração  dos novos estudantes nas instalações da Uni-CV.

Durante a Semana Académica foram realizadas várias atividades entre as quais: visita guiada às instalações da Universidade; apresentação dos principais serviços; apresentação das vantagens/oportunidades de ser estudante da Uni-CV; criação do e-mail institucional; lançamento da campanha “Eu Cuido”; Feira de Livros; sessão de cinema; workshops; palestras; Festival “Uni-Cultura” e jogos diversos.

No segundo dia da Semana Académica, os Serviços de Ação Social, através do Gabinete de Orientação Psicopedagógica (GOPE), em parceria com ACAD Uni-CV, lançou a campanha sob o Lema “Eu Cuido” cujo objetivo principal é sensibilizar toda a comunidade académica sobre o uso correto dos materiais e equipamentos.

“O vídeo vai ser passado em todas as Unidades Orgânicas, nos principais meios de comunicação utilizados pela Uni-CV. A intenção é passar a mensagem, porque muitas das vezes nós levamos a cabo iniciativas consideradas “um nada”, mas que têm grande repercussão”, afirmou o Presidente da ACAD Uni-CV, Adilson Neto Barbosa.

No dia 7, foi realizada uma palestra sobre a Educação Financeira, proferida pelo Doutor António Baptista. Em parceira com os Serviços de Edições, Núcleo de Ensino a Distância e Serviços Técnicos da Uni-CV, foram realizados workshops sobre as Tics e base de dados, onde o objetivo consistiu na apresentação dos principais canais de comunicação da universidade, fazendo os novos estudantes terem a noção de se tratar de uma Universidade em rede. A apresentação do office 365, da plataforma moodle, do portal académico, assim como da “Reitoria aberta” foram os tópicos que marcaram as sessões. 

No dia 8 de outubro, em parceria com o Programa Nacional de Cidadania Fiscal, realizou-se uma palestra sobre Educação Fiscal. Nas sessões procurou-se  sensibilizar os estudantes, através de exemplos claros sobre os seus direitos e deveres enquanto cidadãos, aproveitando o ensejo para deixar algumas recomendações sobre como efetuar uma gestão eficiente e racional dos recursos.

A semana Académica terminou no dia 10 de outubro com a 2ª Liga dos Caloiros.

Os Serviços de Ação Social aproveitam para agradecer a todos os colaboradores da Universidade que abraçaram o programa e, em especial, aos estudantes que amavelmente participaram nas atividades.

Serviços de Ação Social, Contigo no Ensino Superior!

 

Reitora da Uni-CV dá as boas-vindas aos novos estudantes

SEMANA ACADEMICA2

O auditório do Campus do Palmarejo da Universidade de Cabo Verde estava cheio para as boas-vindas aos novos estudantes, ato que foi protagonizado pela Magnífica Reitora, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento e teve lugar esta terça-feira, 6 de outubro.

O discurso de boas-vindas foi também presenciado no Departamento de Engenharias e Ciências do Mar (DECM) e na Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA) através de videoconferência.

SEMANA ACADEMICA

No momento simbólico de abertura do 9º ano letivo da Uni-CV e tendo em atenção que se caminha a passos largos para o dia do aniversário da Uni-CV, a Reitora destacou alguns ganhos de entre os quais sublinhou a implementação do sistema de gestão integrada, a reformatação do site e sua atualização permanente, no que diz respeito a notícias e o enriquecimento do acervo bibliográfico, contando-se com mais de 2600 livros distribuídos pelas várias áreas científicas.

“O desafio que lanço aos docentes é o de indicarem na bibliografia das suas disciplina, bibliografia acessível através da b-on e de outros repositórios científicos a partir do nosso site”, apontou a Reitora da Uni-CV.

SEMANA ACADEMICA1

“Estamos apostados na melhoria das condições e no reforço da gestão dos nossos laboratórios, através da formação técnica e avançada dos nossos investigadores. Um exemplo é o envio de um docente à Madeira para a capacitação para a utilização do laboratório de biologia molecular”, assegurou.

A Reitora falou dos grandes desafios para o próximo ano letivo, de entre os quais insistir para que o governo aprove os Estatutos da universidade, a implementação do plano estratégico, a regulamentação de todos os procedimentos e a conclusão da revisão curricular.

Foram ainda apresentados aos novos estudantes a Equipa Reitoral, os Presidentes das Unidades Orgânicas e os Diretores de Serviços. Este foi o segundo dia da semana académica e contou com a presença da Reitora da Uni-CV, dos membros da Equipa Reitoral, Presidentes das Unidades Orgânicas, docentes bem como novos e antigos estudantes da Uni-CV. 

 

 

CP01

A Universidade de Cabo Verde através da sua Associação Académica (Acad Uni-CV) e dos Serviços de Acção Social (SAS)  vai promover a semana académica, de 5 a 10 de outubro, no Campus do Palmarejo, na Escola de Negócios e Governação (ENG) e na Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA), no âmbito da integração e da socialização dos estudantes matriculados no primeiro ano, designados de “caloiros”.

A mensagem de Boas Vindas aos Novos Estudantes será presidida pela Reitora da Uni-CV, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento, no dia 6 de outubro, às 9h:30, no Campus do Palmarejo.

O objetivo principal da semana académica é despertar nos estudantes o anseio por participar nas atividades extracurriculares.

Durante a semana académica são diversas as atividades que ACAD Uni-CV pretende realizar: Exposição/Venda de Livros; Realização de Jogos Lúdicos; Feira de Orientação para as Saídas Profissionais dos Cursos; Realização de visitas guiadas às instalações da Universidade; Liga de Caloiros – IIª Edição; Realização de palestras, workshops, seminários e conversas abertas com estudantes; Projeção de filmes sobre a vida universitária; Orientação em informática básica para os caloiros e Noite Universitária.

A Acad-Uni-CV é uma associação sem fins lucrativos e goza de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, nos termos da lei aplicável.

Programa em PDF

Pin It