cigefqq

A Universidade de Cabo Verde através de Centro de Investigação para Género e Família (CIGEF) realiza uma ação de formação em Género, Violência Baseada no Género (VBG) e Técnicas de atendimento às vítimas de VBG das equipas das Casas do Direito e de Centros de Apoio às Vítimas (CAVs) em parceria com a Direção Geral dos Assuntos Judiciais e Acesso ao Direito (DGAJAD) entre 10 e 14 de agosto de 2015, no edifício da Escola Grande da Uni-CV, em Plateau.

O objetivo principal da ação é de capacitar os administrativos das Casas do Direito, bem como dos técnicos dos CAVs, transmitindo-lhes conhecimentos sobre género, VBG e de técnicas de atendimento às vítimas, por forma a estarem aptos a acolher e encaminhar qualquer vítima que diariamente procura este serviço.

A ação de capacitação, estará organizada em 5 sessões e preveem os seguintes resultados:
1. Reforço de competências nas perspectivas de Género, VBG e técnicas de Atendimento às Vítimas a/os técnicos/as das Casas do Direito para que o mesmo seja transformado num engajamento formal e que, por conseguinte, se reproduza continuamente.
2. Técnicos/as das Casas do Direito aptos/as a acolher e encaminhar as vítimas que diariamente procuram este serviço
3. Melhoria na qualidade de prestação de serviços às vítimas que recorrem aos serviços das Casas do Direito
4. Técnicos/as das Casas do Direito sensibilizados e munidos/as de ferramentas e técnicas no âmbito de Género, VBG e Técnicas de Atendimento às Vítimas que lhes permitam apropriar-se dessas ferramentas no exercício das suas funções;

A formação conta com diversos parceiros, nomeadamente: ICIEG: entidade responsável para supervisionar os conteúdos de acordo com o perfil dos formandos no âmbito das CD e CAV; ONU-Mulheres: apoio técnico e financeiro.

Esta ação é destinada a 28 (vinte e oito) formandos, sendo 4 homens e 18 mulheres, que desempenham essa função nas 22 Casas do Direito já instaladas nas diferentes ilhas do país, uma do Gabinete de Atendimento Jurídico de Santa Maria, Ilha do Sal e cinco dos CAVs.

Pin It