geremias 5

Jeremias Dias Furtado – Investigador – docente em tempo parcial na Uni-CV, Técnico Superior Sénior, Gestor, Assessor jurídico no Ministério da Administração Interna, conclui com êxito a defesa da tese de dissertação Doutoral na Faculdade de Economia, Empresa e Turismo, da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria. Foi Aprovado pela Unanimidade de Júri com a nota de Muito Bom e Com Louvor no dia 17 de julho de 2015.

A tese foi subordinada ao tema: Turismo e Gestão de Negócios, intitulada: “Instituciones y percepciones instutucionales como antecedentes del emprendimiento en economías en desarrollo: Una aplicación al sector turístico”.

A tese foi apreciada por ‘el Tribunal’, composto pelo Catedrático da Universidade Autónoma de Madrid, Ph.D. Durán Herrera (Presidente); Titular da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, Ph.D. Sónia Maria Suárez Ortega (Secretária); Catedrático da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, Ph.D. Juán Manuel García Falcón (Vogal); Vice-Reitor e Titular da Universidade de La Laguna, Ph.D. Francisco Javier García Rodríguez (Vogal) e pela Titular da Universidade de La Laguna, Ph.D. Vanesa Yanes Estévez (Vogal), como mais um ingente contributo para o clássico do económico-jurídico.

Nela, o autor analisa as condicionantes de nivel macro, i. é., os fatores institucionais de contexto  que influem sobre as decisões empresariais, mas também, os fatores de nivel meso e micro, nos planos empresarial e individual, que condicionam as diferentes componentes da motivação empreendedora nas economias em desenvolvimento e emergentes, sob o escopo do Neoinstitucionalismo económico, perpassando desde os institucionalistas da 1ª– (T. Veblen, 1898), para os da 2ª – (C. Ayres, 1951), dos da 2ª para os da 3ª gerações – (D. North, 2005; Williamson, 2000  e Coase, 1975), enquanto laureados com prémio Nobel de Economia, mas sobretudo numa ótica em que a ‘mudança institucional’ é a palavra de toque, e a própria economia se configura como objeto da cultura (North, 1990). 

Conheça o micro-relato da defesa 

Pin It