montagem assinatura instituto confusio

A Universidade de Cabo Verde e a Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão assinaram esta terça-feira, dia 28 de julho, um acordo de parceria que prevê a instalação do Instituto Confúcio na Uni-CV.

O Instituto vai iniciar funções este ano letivo com diversas atividades de formação com aulas de mandarim para alunos do ensino primário, secundário, adultos e como disciplina opcional nos cursos de licenciatura da Uni-CV.

O documento foi assinado pelo Vice-Reitor para as áreas de Relações Internacionais e Cooperação, o professor doutor António Lobo de Pina, e o vice-reitor da Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão, o Dr. Chen Jianping. A assinatura foi realizada na presença do Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, o doutor António Correia e Silva, e do Embaixador da China em Cabo Verde, o Dr. Du Xiaocong.

O momento também serviu para que a AMICACHI - Associação de amigos Cabo Verde/China - assina-se um protocolo de cooperação com a Universidade chinesa.

Durante a cerimónia, o Vice-reitor da Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão entregou a placa que vai identificar o Instituto Confúcio, na Escola Grande.

IMG 6397

Uni-CV vai assinar acordo de instalação do Instituto Confúcio da Universidade de Cabo Verde 

A Universidade de Cabo Verde vai assinar um protocolo de cooperação com a Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão para a instalação do Instituto Confúcio na Uni-CV esta terça-feira, dia 28 de julho, às 10h30, na sala de Reuniões da Reitoria da Uni-CV, no Plateau.

Proceder-se-á igualmente à cerimónia de entrega simbólica da placa do Instituto Confúcio que assinalará a presença desta importante instituição em Cabo Verde. Para o efeito desloca-se a Cabo Verde uma delegação constituída por Chen Jianping Vice-Reitor, Cai Hong, Director of International Cooperation and Exchange e San Dapeng, professora de Português. O evento também será realizado em parceria com a AMICACHI, Associação de Amigos Cabo Verde-China, que estará representada pelo Dr. José Correia, o seu presidente, e por um dos seus membros, o Dr. Carlos Correia.

O ato vai contar com a presença do Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, o Doutor António Correia e Silva, o Vice-reitor para as áreas de Cooperação e Relações Internacionais, o professor doutor António Lobo de Pina e a restante equipa reitoral, o Embaixador da China em Cabo Verde, Du Xiaocong, e representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O Instituto Confúcio em Cabo Verde entra em funções no início do próximo ano letivo no espaço da Escola Grande, no Plateau, cidade da Praia. Os objetivos deste centro preveem, não só a promoção da língua e cultura chinesa em Cabo Verde através de diversas atividades de formação com aulas de mandarim para alunos do ensino primário, secundário, adultos e como disciplina opcional nos cursos de licenciatura da Uni-CV, como a divulgação do pensamento deste destacado filósofo chinês.

Com sede oficial em Pequim, o instituto tem delegações em diversos países do mundo. A sua instalação em Cabo Verde resulta de uma candidatura realizada pela Universidade de Cabo Verde com sucesso em 2013.

DSC06200 

Cooperação chinesa foi conhecer o espaço do Instituto Confúcio da Uni-CV

montagem coop chinesa amicachi

Uma delegação chinesa, constituída pelo Diretor do Departamento de Estudos de Cantão, o Dr. Wu Junfeng, e pela Presidente do Instituto Confúcio em Cabo Verde, a Dra. Zheng Qingjun, juntamente com um representante da Associação de Amizade Cabo Verde - China, Amicachi, o Dr. Carlos Correia, reuniu-se com a equipa reitoral esta segunda-feira, dia 29 de junho.

"Esta cooperação é muito importante para nós, esperamos que seja frutífera", apontou a Reitora da Uni-CV, a professora doutora Judite Medina do Nascimento. "Que a nossa comunidade aprenda a compreender Confúcio e toda a filosofia que produziu, além da cultura, literatura e língua chinesa", indicou.

"Esperamos que a instalação deste Instituto promova o intercâmbio cultural", assinalou também o Diretor do Departamento de Estudos de Cantão.

A delegação foi visitar o espaço na Escola Grande, no Plateau, acompanhada pelo Vice-reitor para as áreas de Relações Internacionais e Cooperação, o professor doutor António Lobo de Pina, o Administrador-geral, o Dr. Mário Lima, a professora doutora Arminda Brito e o Gestor de Património, o Eng. Odair Monteiro, a fim de verificar quais as atividades que poderão ser realizadas localmente. Os projetos de constituição e dinamização do Instituto deverão ser iniciados em breve.

Pin It