calculadora genericaA Escola de Negócios e Governação (ENG) da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), organiza nos dias 29 de Janeiro a 11 de Fevereiro um Curso de Formação Avançada em Econometria Aplicada, a ser desenvolvida em colaboração com a Escola de Economia da Universidade do Minho - Portugal.

O Curso visa, fundamentalmente, o fortalecimento das competências basilares de investigação destinado a docentes universitárias, profissionais das Instituições bancárias, empresas seguradora e Financeiras (Publicas e Privadas), por forma a dota-lhes ferramentas práticas e instrumentais, que lhes permitem desenvolver estudos aplicados e, simultaneamente, proporcionar uma base em ferramentas e técnicas que lhes permitem avançar em estudos de Mestrado em Economia aplicada e áreas relacionadas.

O plano de formação que terá uma duração de 40H, será ministrado pelos professores, João Cerejeira PhD em Economia (formador convidado da escola de Economia da Universidade do Minho) e Cassandro Mendes PhD em Economia Aplicada (professor da ENG).

No final deste programa os formandos/alunos obtêm um certificado de participação reconhecido pela Universidade de Cabo Verde e a Escola da Economia da U. Minho.

O dossier de candidatura deverá ser entregue nos serviços Académicos da ENG, até o dia 28 de Janeiro, ou enviado em suporte digital para o endereço email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .


Período Pós-laboral: de 2ª a 6ª feira (17h30 às 21h00) e Sábado (9h as 13H)
Inscrição: mediante pagamento do valor total do curso - 30.000$00 (trinta mil escudos)
Local: Sala da ENG - Achada de S. António
Nº máximo de Inscrições: 30


Perfil dos Formadores

Prof. João Cerejeira
PhD. em Economia
Estatuto: Formador Convidado da Universidade do Minho
Formação: Professor Auxiliar no Departamento de Economia da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, onde lecciona Econometria e metodologias de avaliação, e é investigador no NIPE - Núcleo de Investigação em Políticas Económicas (Universidade do Minho). Concluiu o seu doutoramento em Economia no Instituto Universitário Europeu (Florença) em 2007 com supervisão do Professor Andrea Ichino (título da tese: Three essays in applied labour economics). Master em Economia, U Minho, Portugal (2000); Graduação em Economia, U Porto, Portugal (1995).
Funções Desempenhadas: Vice-Presidente da Investigação Escola de Economia e Gestão (2011 – 2014). Professor Assistente do Departamento de Economia, U Minho, Portugal (2007 – 2014). Membro eleito do Conselho Científico, EEG / U Minho (2009 – 2012). Membro do Comitê Diretor do Programa de Mestrado em Economia (2011 – 2012). Membro eleito do Conselho de Departamento de Economia, EEG / U Minho, (2010 -20122/13). Assistente de direção, NIPE-Políticas Económicas Unidade de Pesquisa (2010-2011). Auxiliar de Ensino, Departamento de Economia da Universidade do Minho, Portugal (2000 – 2007). Membro do "Grupo de Trabalho sobre Contas Nacionais e Regionais", Statistical Conselho, Sistema Estatístico Nacional, CRUP (Conferência dos Reitores da Universidades Portuguesas) Representante (2007 – 2008). Estagiário Auxiliar de Ensino, Departamento de Economia da Universidade do Minho, Portugal (1996 – 2000). Estágio, Norpedip, Sociedade Para O Desenvolvimento Industrial, SA, (1995 – 1996).
Investigação: As suas áreas de investigação são em economia do trabalho e da educação. Mais recentemente, a sua investigação tem sido focada na relação entre flutuações cambiais, flexibilidade laboral e dinâmica do emprego. Publicou artigos em revistas científicas nacionais e internacionais, tais como Higer Education e Open Economies Review e o livro Os Fluxos e as Remunerações de Sub- e Sobre- Escolarizados em Portugal no Período 1995-2005, (Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, 2009). Apresentou o seu trabalho em várias conferências e seminários, em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente nos congressos da European Economic Association e da European Association of Labour Economics. Como consultor, a sua experiência inclui trabalhos para o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, Ministério da Economia, Ministério da Educação (Parque Escolar E.P.E), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e TecMinho.

Prof. Cassandro Mendes
PhD. em Economia Aplicada
Estatuto: Docente da ENG /Unicv /Co-Formador
Formação: Doutorado em Economia Aplicada (Econometria e Matemática) pela Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (Brasil-UFRGS- 2011); Mestre em Desenvolvimento Económico pela mesma universidade (Brasil-UFPB, 2008); Licenciado em Ciências Económicas pela Universidade Federal da Paraíba (Brasil-UFPB, 2006).
Funções: É professor da Universidade de Cabo verde (desde 2009). Consultor em Avaliação e modelização de cenários económicos e na Avaliação económica de projetos, tendo já realizado vários estudos para diversas instituições públicas e privadas. Tem uma considerável experiência na econometria aplicada, tendo já realizado vários trabalhos de carater académicos ou de consultoria. Possui várias especializações em vários países, nomeadamente, Canada, Suécia, Cingapura e Espanha. Possui diversos artigos em congressos internacionais, 2 prémios Internacionais (Brasil) e publicações em revistas científicas internacionais.

 

Pin It