montagem conferencia jornalismo e com multiplataforma

Conferência "Jornalismo e Comunicação Multiplataforma" com grande participação dos profissionais do sector

A Conferência internacional de "Jornalismo e Comunicação Multiplataforma" que se realizou na terça-feira, dia 11 de Fevereiro, no Campus do Palmarejo, foi marcada por uma grande presença dos profissionais do sector da comunicação em Cabo Verde, desde os professores da Universidade de Cabo Verde, aos jornalistas e assessores de comunicação de diversas instituições.

A Conferência foi apresentada pelos Professores Doutores Jorge Domingos Carapinha Veríssimo, Presidente da Escola Superior de Comunicação (ESCS), Anabela de Sousa Lopes, Diretora do curso de jornalismo da ESCS e Francisco Sena Santos, professor universitário na ESCS, sendo a escola uma das mais conceituadas a nível da comunicação social em Portugal. O debate foi moderado pelo coordenador do curso de Jornalismo, o Professor Doutor Silvino Évora que fez um historial sobre a evolução dos meios de comunicação, relembrando os tempos em que a televisão era uma relíquia em cada casa. O coordenador do curso de jornalismo apontou também a evolução das novas tecnologias perante e dispositivos comunicacionais e a integração dos media.

"Nós vivemos num espaço em que os conteúdos são partilhados em diferentes plataformas", afirmou o Professor Doutor José Veríssimo.

"Estamos numa fase de grande transformação no que toca à comunicação, não só em termos de informação jornalística como também em termos de comunicação estratégica", indicou ainda.

O docente Francisco Sena Santos contextualizou a criação da rádio portuguesa, a TSF, em que se chegou a usar cabines de telefones para fazer diretos em determinadas situações em que era impensável a utilização de telemóveis.

Perante as mudanças no sector da comunicação, os especialistas afirmaram que os princípios do jornalismo mantêm-se. No entanto, colocam-se os desafios de uma nova era tecnológica.

"A mudança tecnológica foi em alguns pontos demasiado rápida para que possa ser absorvida pelos jornalistas", sustentou a Professora Doutora Anabela de Sousa Lopes.

A diretora do curso de jornalismo da ESCS avançou que os meios tradicionais estão cada vez mais a adaptar-se às diferentes plataformas, o que tem criado alguns problemas como a forma de capitalização dos recursos humanos.

"É preciso continuar a fazer as perguntas certas para que o jornalismo não se esvazie e deixe de ter a responsabilidade de informar", reforçou.

Os profissionais presentes tiveram a oportunidade de falar sobre a sua visão atual do jornalismo e mais especificamente sobre o tratamento de alguns temas como a erupção da ilha do Fogo, contextualizando de acordo com a realidade cabo-verdiana.   

A conferência teve a participação do Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, o Doutor Démis Lobo Almeida, o Director-Geral do Ensino Superior, Doutor José Mário Correia, o Director-Geral da Comunicação Social, Doutor Justino Miranda e a equipa reitoral constituída pela Reitora da Universidade de Cabo Verde, a Professora Doutora Judite Medina do Nascimento, o Vice-Reitor para as áreas de Relações Internacionais e Cooperação, o Professor Doutora António Lobo de Pina, a Pró-reitora para a Pós-Graduação e Investigação, a Professora Doutora Sónia Silva, Pró-Reitor para a Graduação e CESP, Professor Mestre João Gomes Cardoso e o Administrador-geral, o Doutor Mário Lima.

jornalismo e comun multiplataforma

Uni-CV recebe conferência internacional sobre “Jornalismo e Comunicação Multiplataforma”

Uma delegação de professores da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) de Lisboa, em Portugal, vai apresentar a conferência “Jornalismo e Comunicação Multiplataforma” no dia 10 de Fevereiro, terça-feira, às 15 horas, no auditório do Campus do Palmarejo, na cidade da Praia.

A delegação é composta pelos Professores Doutores Jorge Domingos Carapinha Veríssimo, Presidente da ESCS, Anabela de Sousa Lopes, Diretora do curso de jornalismo da ESCS e Francisco Sena Santos, professor universitário na ESCS, sendo a escola uma das mais conceituadas a nível da comunicação social em Portugal.

Os oradores vão debater as transformações do jornalismo contemporâneo no contexto das novas realidades tecnológicas. O tema vai abordar outras dimensões como a económica, a social e a comunicacional, nomeadamente, o campo da publicidade, assinalando o que se altera e o que permanece, num cenário em que o utilizador tem vindo a ganhar protagonismo e as novas formas de comunicação são cada vez mais moldadas de acordo com os seus interesses.

O Professor Doutor Jorge Domingos Carapinha Veríssimo vai analisar o papel desempenhado pela publicidade e qual o seu contributo para o sucesso das marcas numa sociedade marcadamente tecnológica, além das novas tendências, conteúdos e perfil de consumidores.

A conferência será moderada pelo coordenador do curso de jornalismo da Uni-CV, o Professor Doutor Silvino Évora e será antecedida por uma visita ao Campus do Palmarejo.

O evento vai contar com a presença do Ministro do Ensino Superior, o Doutor António Correia e Silva, o Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, o Doutor Démis Lobo Almeida, e a Reitora da Universidade de Cabo Verde, a Professora Doutora Judite Medina do Nascimento.

Pin It