Projetoclimus_.jpg

No âmbito da segunda edição do seu Ciclo de Conferências Internacionais sobre o desenvolvimento sustentável, a docente e investigadora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, apresentou o projeto Climus, dedicado a estudar os impactos das alterações climáticas nos bairros do Palmarejo e Palmarejo Grande, assim como nas áreas adjacentes. Este projeto, que segue até dezembro deste ano em sua fase inicial, visa analisar as condições bioclimáticas destas áreas, mas também propor soluções mitigadoras para os desafios identificados.

O projeto Climus é uma colaboração entre a Universidade de Cabo Verde, o Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de Lisboa, liderado pela professora Cristina Delgado Henriquez, e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da mesma universidade. A iniciativa envolve vários investigadores e pretende, através de uma abordagem integrada, melhorar o conforto térmico e o bem-estar das comunidades urbanas afetadas pelas alterações climáticas.

A fase preliminar do projeto já começou, com a coleta e observação de dados em quatro subunidades da zona sul da cidade da Praia, escolhidas devido à sua rápida expansão e modernização. A equipe do projeto visa comparar áreas de desenvolvimento informal e formal para entender melhor as suas estruturas funcionais e propor soluções adequadas.

Durante sua apresentação, a investigadora da Uni-CV, enfatizou a importância da colaboração dos estudantes de Geografia da universidade, agradecendo a sua contribuição vital para a investigação. Além disso, ressaltou a intenção do projeto de servir como uma base científica para políticas e programas de planeamento territorial em Cabo Verde, seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, especialmente nos que dizem respeito à saúde, cidades e comunidades sustentáveis, ação climática e parcerias para os objetivos.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account