montagem alold

montagem encontro ass crioulos espanhol portugues

A Universidade de Cabo Verde realizou a sessão de abertura do Encontro Anual da Associação de Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola (ACBLPE) no auditório do Campus do Palmarejo, esta quinta-feira, dia 23 de junho.

A mesa foi constituída pela Reitora da Uni-CV, a Professora Doutora Judite Medina do Nascimento, o presidente da ACBLPE, o Professor Doutor Clancy Clements, e a diretora da Cátedra Eugénio Tavares para a Língua Portuguesa e coordenadora do evento na Uni-CV, a Professora Doutora Amália Melo Lopes.

A coordenadora do evento deu as boas-vindas e apresentou o programa do encontro, realizado em parceria com a Cátedra Eugénio Tavares para a Língua Portuguesa, e que vai contar com uma visita à turma de ensino bilingue em Ponta d’Água e outras atividades de convívio.

O presidente da ACBLPE, docente da Universidade de Indiana, felicitou a presença dos estudantes, referindo a importância do evento na contribuição de muitos conhecimentos para a sua formação. Aproveitou o momento para fazer uma pequena homenagem ao Professor Doutor John Holm da Universidade de Coimbra, falecido no ano passado, com cerca de 30 anos de pesquisa sobre a linguística crioula.

A Reitora reiterou a importância do evento, valorizando a língua crioula como instrumento de comunicação, através do qual se desenvolve e perpetua a cultura, os hábitos e costumes, que são transmitidos e partilhados entre gerações.

“Compreender e dominar a nossa língua materna torna-se incontornável num país como Cabo Verde, totalmente virado para o mundo, literalmente em contacto direto com todos os povos dos diferentes continentes, através da vasta e dispersa diáspora, mas também, com a expansão do ensino superior e a inerente intensificação da mobilidade de docentes e estudantes, de que este evento é testemunha”, afirmou.

“Na Universidade de Cabo Verde, queremos estimular o desenvolvimento do estudo e uso das línguas, em particular da nossa língua materna e para tal estamos a instalar os institutos de línguas, cultura e literatura que, espero, venham a apoiar a consolidação dos debates à volta da oficialização do crioulo de Cabo Verde e reforçar a nossa internacionalização”, acrescentou.

O encontro, que se iniciou com uma conferência plenário proferida pela Professora Doutora Amália Melo Lopes, vai decorrer de 23 a 25 de junho. Serão apresentadas mais de 30 comunicações por investigadores de diversas universidades internacionais.

O evento é realizado com o patrocínio do Camões Instituto da Cooperação e da Língua e no âmbito do décimo aniversário da Uni-CV.

 

acblpe2016 750x350px

acblpe2016 1140x300px

 

Associação de Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola
 

O encontro anual da ACBLPE (Associação de Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola) será realizado na Universidade de Cabo Verde, Praia, Cabo Verde, nos dias 23 - 25 de junho de 2016.

Serão consideradas propostas para comunicações sobre as línguas crioulas de base portuguesa e/ou de base hispânica, o espanhol e/ou português em situação de contato, bem como propostas que se concentram em questões de língua cabo-verdiana.

A data limite para submissão de resumos é 15 de fevereiro de 2016. Os resultados da avaliação dos resumos serão comunicados no dia 15 março de 2016.

Inscrições
 
Caderno de Resumos
 

Consulte os resumos aqui (.pdf)

Informações Práticas
 

Agenda cultural

 cidade

Cidade Velha, historic centre of Ribeira Grande, demonstrates Outstanding Universal Value: Ribeira Grande was the first European colonial town to be built in the tropics, and marks a decisive step in European expansion at the end of the 15th century towards Africa and the Atlantic area. Ribeira Grande was subsequently, in the 16th and 17th centuries, a key port of call for Portuguese colonisation and its administration. It was an exceptional centre in the routes for international maritime trade, included in the routes between Africa and the Cape, Brazil and the Caribbean. It provides an early image of transcontinental geopolitical visions. Its insular position, isolated but close to the coasts of Africa, made it an essential platform for the Atlantic trade of enslaved persons of modern times. A place of concentration of enslaved persons and the inhuman practices of the trade of enslaved persons, Ribeira Grande was also exceptional in terms of the intercultural encounters from which stemmed the first developed Creole society. The valley of Ribeira Grande experimented with new forms of colonial agriculture on the boundary between the temperate and tropical climates. It became a platform for the acclimatisation and dissemination of plant species across the world.
Source: http://whc.unesco.org/en/list/1310/

Do itinerário da visita constará a Fortaleza Real de São Filipe, a Sé Velha, o Pelourinho, a Rua da Banana, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, as ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o Convento de São Francisco.

Se deseja visitar a Cidade Velha, preencha, por favor, esta ficha de inscrição até o dia 23 de junho.

A taxa de inscrição corresponde a 500 CVE/ 4,53 EUR. O pagamento deverá ser efetuado no dia 23 de junho.

Faça a sua Inscrição aqui!

Contactos
 

Mariana Faria

Leitora de Língua e Cultura Portuguesas

Vogal da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa

  mariana.faria@docente.unicv.edu.cv

 (+238) 2628522

  (+238) 5918358

Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa

Universidade de Cabo Verde
Praça António Lereno
Cidade da Praia – Cabo Verde

 

A Universidade de Cabo Verde vai receber o Encontro Anual da Associação de Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola (ACBLPE), entre os dias 23 a 25 de junho, no Campus do Palmarejo, na cidade da Praia. A sessão de abertura realiza-se no dia 23 às 09:30.

A iniciativa da ACBLPE é coorganizada pela Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa e tem o apoio do Centro de Língua Portuguesa/ Camões, I.P..

O encontro contará com 37 apresentações com diferentes temas, mais de 60 conferencistas com participantes de mais de 10 universidades internacionais de Alemanha, Brasil, Dinamarca, Espanha, EUA, Holanda, Macau, Portugal e Suíça.

A organização propõe a vitalização de um espaço de reflexão sobre a diversidade e a(s) confluências linguística(s) que caraterizam os crioulos de base lexical portuguesa e espanhola, estudando, igualmente, as dimensões histórica, política e cultural que lhes é inerente.

A Associação de Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola (ACBLPE), quefoi fundada em 2001, tem como uma das atividades centrais a organização de encontros científicos anuais, por vezes, em colaboração com outras associações especializadas, em que um dos objetivos é promover e desenvolver o estudo dos crioulos de base lexical portugueses e espanhola.

É política da associação alternar a localização destes encontros entre a Península Ibérica e outras partes do mundo, na medida do possível. Este ano o encontro da ACBLPE decorrerá na Uni-CV, em Santiago, Cabo Verde.

Para o próximo ano, 2017, a ACBLPE planeia realizar o seu encontro anual em Estocolmo, na Suécia.

Pin It