Perguntas frequentes

As condições de acesso são iguais para todos os cursos?

Não. O curso de Educação Física e Desporto e o curso de Mestrado Integrado em Medicina têm condições específicas de admissão dos candidatos, conforme indicado nos Regulamentos. Para o curso de Mestrado Integrado em Medicina, existe um regulamento próprio.

Como consultar os resultados das candidaturas?

A lista dos candidatos inscritos é publicada no site da Uni-CV, no prazo que consta do calendário das provas.

Como é realizado o processo de seleção na Uni-CV?

O processo de seleção é realizado tendo em conta os seguintes critérios:

a) Média da classificação final no 3° ciclo do ensino secundário;

b) Nota da disciplina nuclear no 3° ciclo;

c) Classificação na prova de ingresso (caso houver prova de ingresso).

Como se candidatar?

As candidaturas são feitas primeiramente por via eletrónica, de acordo com as instruções em baixo, e por envio posterior do dossier completo em formato papel, pelas vias indicadas no ponto II (em baixo) e no Regulamento geral das Provas de Ingresso 2019.

PARA SUBMETER A CANDIDATURA, SIGA OS SEGUINTES PASSOS:

1ª Etapa: Inscreva-se na plataforma de candidatura através do link: http://candidatura.unicv.edu.cv

Escolha o menu “Criar nova conta” e preencha corretamente os campos, conforme indicado:

Nome Completo – insira o seu nome, conforme consta do documento de identificação que vai anexar no seu dossier de candidatura;

E-mail – recomenda-se que seja inserido o endereço e-mail de uso mais frequente, pois os Serviços poderão precisar de contatá-lo. Caso ainda não tenha um e-mail, crie um e utilize-o para o registo;

Palavra-chave – insira o seu código de registo e guarde-o para fazer “login” sempre que precisar aceder ao seu dossier de candidatura. Guarde bem esse código para evitar problemas com a sua candidatura.

 

Obs: Caso tiver dificuldades com a criação da sua conta na plataforma, peça ajuda a uma pessoa de confiança ou contate os nossos Serviços por:

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Facebook: https://www.facebook.com/unicv.edu.cv/

Telefone: +238 3340 110

Ou dirija-se presencialmente a uma das unidades da Uni-CV anteriormente referidas.

Depois de criar a sua conta, entre na área de candidatura propriamente dita e preencha o formulário eletrónico com as informações solicitadas.

Obs: Cada candidato deve possuir uma conta pessoal única e de uso exclusivo.

Até a data de início das candidaturas, apenas o menu “Configurações” estará ativo para a inserção dos dados gerais.

Antes de iniciar o preenchimento dos dados na plataforma, faça uma leitura atenta do Regulamento das candidaturas e das provas de ingresso e tenha atenção às instruções que aparecem em cada passo de preenchimento do dossier eletrónico.

A autenticidade dos seus dados é um aspeto de importância capital para o sucesso da sua candidatura. Por isso, assegure-se que a sua identificação, os seus contatos de telefone, os seus endereços, etc. estão corretamente inseridos no formulário.

2ª Etapa: Depois de terminar o preenchimento do dossier eletrónico e de ter submetido a candidatura, o sistema informático emitirá uma mensagem de confirmação e um recibo que deve ser impresso e bem guardado. Este recibo deve ser juntado aos documentos em formato papel cujas cópias digitais foram inseridas na plataforma, de modo a completar o dossier que deve ser encaminhado para a Uni-CV pelas vias indicadas no Regulamento.

Nota Importante: Assegure-se que a sua candidatura foi bem submetida através da plataforma informática e que os seus documentos em formato papel foram todos bem organizados, de acordo com o Regulamento, que o dossier completo foi bem encaminhado e chegou ao destino certo. Para se informar sobre o estado da sua candidatura, contacte os serviços de suporte pelas vias indicadas anteriormente.

Como se deve pagar as propinas?

O pagamento das propinas pode ser feito através de cartão Vinti4 nas tesourarias dos Campus da Uni-CV ou por depósito no Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN), conta nº2326452; NIB 000 400 000 232 645 210 159; Caixa Económica de Cabo Verde (CECV), NIB: 0002 0000 28443436101 19 | IBAN: CV64 0002 0000 28443436101 19; Banco Comercial do Atlântico (BCA), NIB: 0003 0000 73053029101 76 | IBAN: CV64 0003 0000 73053029101 76; Banco InterAtlântico (BIA), NIB: 0005 0000 05333255101 97 | IBAN: CV64 0005 0000 05333255101 97

Como se pode ingressar nos cursos da Uni-CV?

O ingresso nos cursos da Uni-CV pode ser feito das seguintes formas:

a) Ingresso pela 1ª vez, no 1º ano de Licenciatura ou CESP. Consulte aqui as “candidaturas abertas – 2019” e faça a sua inscrição online: http://candidatura.unicv.edu.cv/login

b) Transferência a partir de outra instituição de ensino superior onde já se encontra matriculado;

c) Reingresso num curso em que já esteve matriculado na Uni-CV (ou noutra instituição do ensino superior) anteriormente, mas anulou a matrícula ou deixou de frequentar há mais de dois anos;

d) Entrada horizontal, caso tenha feito um curso do ensino superior que não confere e pretenda concluir uma licenciatura na mesma área.

Para as situações referidas nas alíneas b), c) e d), contacte os Serviços Académicos (+238 3340 110) ou consulte o Calendário Académico 2018/2019 disponível no link: http://unicv.edu.cv/sac/3982-avisos-e-anuncios

 

Existem oportunidades de mobilidade internacional na Uni-CV?

mobilidade

Sim, nomeadamente através de intercâmbios ao abrigo de acordos estabelecidos entre a Uni-CV e outras entidades (nacionais e internacionais) e, também, através de programas como o Erasmus+, Erasmus Mundus ou as bolsas da Bridgewater State University.

As vagas para a mobilidade são lançadas anualmente, esteja atento!

Os programas de mobilidade exigem competências no domínio das línguas e das relações interpessoais. Aproveite as oportunidades que a Uni-CV coloca ao seu dispor através dos Institutos de Línguas, Cátedras e Centros, tanto em cursos modulares como em seminários e projetos multidisciplinares específicos.

Para saber mais, consulte a área Mobilidade, disponível no site da Uni-CV, na página Internacional.

Existem outras atividades na academia, para além dos estudos?

A Uni-CV tem uma rica agenda de atividades de extensão universitária, dos Centros de investigação, Faculdades e Escolas, mas também da Associação Académica da Uni-CV e de estudantes no âmbito de disciplinas.

Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, contacte-nos por:

- Nºs de telefone: 3340210 | Facebook: https://www.facebook.com/unicv.edu.cv/

ou dirija-se presencialmente aos serviços de atendimento, nos seguintes endereços:

  • Campus do Palmarejo - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT); Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (FCSHA); Escola de Negócios e Governação (ENG);
  • São Jorge dos Órgãos - Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA);
  • Mindelo - Delegações da FCSHA e da ENG;
  • Ribeira de Julião - Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar (FECM)
  • Reitoria – Plateau, Praça da Escola Grande

Existem provas de ingresso em que disciplinas? 

O acesso aos cursos na Universidade de Cabo Verde a partir do ano letivo 2019/2020 não terá por base a realização das provas de ingresso, mas a conjugação da média da classificação final do 3° ciclo do ensino secundário e das notas das disciplinas nucleares deste ciclo indicadas no quadro das ofertas formativas aprovadas pelo CONSU, excetuando os cursos de Mestrado Integrado em Medicina, Educação Física e Desporto.

Para os candidatos titulares de um DESP, poderão ser realizadas provas específicas, consoante a área do curso profssionalizante correspondente ao DESP e ao curso de licenciatura pretendido.

Para os candidatos com idade superior a 25 anos e sem habilitação de acesso, as provas têm caráter específico consoante o curso pretendido.

O que fazer caso não conseguir vaga no curso pretendido?

Caso se tenha candidatado a mais do que um curso, será encaminhado para um dos cursos da 2ª ou 3ª opção em que existam vagas.

O candidato que não ficar em posição elegível à matrícula no curso pretendido, pode candidatar-se na 2ª época.

Os candidatos que não conseguirem vagas para matrícula depois da 2ª época podem solicitar o ingresso num curso que ainda tenha vagas, desde que o novo curso pretendido seja de uma área compatível com o seu perfil.

Os candidatos aos CESPs também têm de realizar provas de acesso?

Em geral, não existem provas de acesso para os CESPs, excetuando os casos de candidatos com idade superior a 25 anos e sem habilitação de acesso ao ensino superior.

Posso inscrever-me em quantos cursos?

O candidato pode escolher no máximo 3 (três) cursos, que deve indicar por ordem de preferência, tendo em conta a lista de cursos publicada no site da Uni-CV.

Para os cursos com dois ou mais percursos, o candidato pode indicar o percurso da sua preferência, sendo que a inscrição no percurso só se efetiva no término do tronco comum e em função dos critérios estabelecidos pela Universidade em cada ano letivo. 

Quando começa o ano letivo?

O ano letivo na Uni-CV começa em outubro e termina em julho. Neste período existem três períodos de férias: Natal, Páscoa e Verão.

Quando decorrem as épocas de candidatura? 

As candidaturas para o ingresso no 1º Ano decorrem em duas épocas: a 1ª época que decorre este ano de 19 de junho e 19 de julho;

A 2ª época de inscrições decorre entre 26 de julho e 13 de setembro. A 2ª época será realizada apenas para os cursos com número insuficiente de candidatos selecionados na 1ª época – por isso, para garantir o seu ingresso, faça a sua inscrição já na 1ª época.

Os candidatos a transferência, reingresso ou entrada horizontal devem entregar os seus pedidos entre 1 e 31 de agosto, os documentos impressos devendo ser entregues nos Serviços Académicos dos diferentes Polos da Uni-CV – Palmarejo (ENG, FCT e FCSHA), São Jorge dos Órgãos (ECAA), Mindelo (Delegações da FCSHA e da ENG), Rbª de Julião (FECM),  Assomada, Ach. Stº António e Mindelo (FED)

 

Quanto custa a candidatura a um curso de licenciatura? 

Para os candidatos habilitados com o 12° Ano ou equivalente, a taxa é de 1.500$00 (mil e quinhentos escudos) por curso. Mas quem se inscrever em mais do que um curso beneficia de uma redução líquida de 500$00 se se inscrever em dois cursos (paga apenas 2.500$00 - dois mil e quinhentos escudos) ou redução de 1.000$00 se inscrever em três cursos (paga apenas 3.000$00 - três mil escudos);

Para os candidatos habilitados com curso CESP, a taxa é de 3.000$00 (três mil escudos);

Para os candidatos maiores de 25 anos que requeiram a verificação das suas capacidades e competências, a taxa é de 10.000$00.

Que oportunidades a Uni-CV oferece aos estudantes?

Na Universidade de Cabo Verde, os estudantes têm diversas oportunidades de aprender em atividades extracurriculares, participando em eventos ou no Corpo de Voluntários da Uni-CV. Existe uma vasta agenda de extensão universitária na qual poderão consolidar os seus conhecimentos e desenvolver competências para a sua vida profissional, para além de oportunidades de estágio ou de intercâmbio com estudantes de universidades estrangeiras.

Que tipo de apoios sociais a Uni-CV disponibiliza aos seus estudantes?

Os Serviços de Ação Social concedem apoios sociais diretos aos estudantes através:

  • de bolsas de estudo, atribuídas a estudantes que integrem o perfil de maior necessidade, de forma a tornar possível a realização e prosseguimento dos seus estudos;
  • do Fundo de Apoio Social, que engloba auxílios de emergência e bolsas de colaboração com os Serviços.

As candidaturas são feitas diretamente nestes Serviços, localizados na Escola Grande, no Plateau.

Na Uni-CV temos 3 tipos de bolsas:

  • Bolsa de Mérito Académico – destina-se aos candidatos com média mínima de 16, sendo vencedor aquele que tiver melhor nota.
  • Mérito Cívico – destina-se aos candidatos membros do Corpo de Voluntários e da direção da Associação Académica e é entregue aos estudantes que cumpram os critérios de seleção descritos nos Regulamentos do concurso.
  • Bolsa de alimentação – para os estudantes que, comprovadamente, se encontram numa situação económica precária ou, em casos especiais, tenham problemas de saúde e não disponham de meios suficientes para garantir a sua alimentação equilibrada.

Para concorrer a estas bolsas e mesmo ter mais informações sobre as mesmas, terá de consultar os Serviços de Ação Social no Campus do Palmarejo ou na Delegação de São Vicente.

Quem se pode candidatar?

Para os cursos de licenciatura, podem candidatar-se os interessados que tiverem um dos seguintes perfis:

Perfil 1: indivíduos habilitados com o 12º Ano de escolaridade ou equivalente;

Perfil 2: titulares de um diploma de um Curso de Estudos Superiores Profissionalizantes (CESP) numa área relacionada com o curso pretendido;

Perfil 3: indivíduos com idade superior a 25 anos e sem a habilitação de acesso ao ensino superior (habilitações anteriormente referidas), que requeiram a verificação das suas capacidades e competências para o ingresso no ensino superior.

Para os CESP, podem candidatar-se os interessados que possuam um dos seguintes perfis:

Perfil 1: habilitação mínima de 12º Ano de escolaridade ou equivalente;

Perfil 2: titulares de uma qualificação profissional de nível IV, aprovados em provas específicas de aptidão para o ingresso;

Perfil 3: titulares de um grau ou diploma de ensino superior (ex: licenciatura) que pretendam a sua reconversão profissional;

Perfil 4: indivíduos com idade superior a 25 anos e sem habilitação de acesso ao ensino superior (habilitações anteriormente referidas), que requeiram a verificação das suas capacidades e competências para o ingresso no ensino superior.